25 julho 2022

POSTVLOG #01| Desmundo 🤍

 

Oi queridos leitores! 

Eu estou vivendo o meu melhor momento comigo.  Desejo ter uma vida equilibrada (cuide-se da sua saúde emocional, física e mental). Um momento embaraçoso e que todas vezes que eu ia tomar suco de laranja, não consiga parar de bebê porque eram bons, como estivesse no paraíso das laranjas Sweet.  

- Próxima leitura: sobre a conquista do México e do Peru (eu acho).

DESMUNDO (pequeno comentário)

O filme Desmundo (2002) da autora Ana Miranda, retrata a história da órfã portuguesa (Oribela) no século XVI, enviada ao Brasil para se casar com o colono, sob a ordem da Igreja e do Estado português que pretendia preservar a “pureza” através do casamento com brancos e cristãos. 

Outro ponto retratado e com iniciou da miscigenação no Brasil através do estupro de homens(colonos) para com crianças tupiniquins e escravas. Que são marcas que podemos perceber advindo das altas taxas de crimes infantis. Oribela e uma personagem misticas com medos e paixão pela sua alma e vida, que se encontrar acorrentada na dinâmica social da colônia e a obrigar a fugir desse labirinto. 

Um pensamento pertinente durante todo filme e o sofrimento dessas meninas em atravessar o oceano Atlântico, com sonhos, atrás de liberdade e ao mesmo tempo o da escravidão silenciosa, onde o amor e o ódio convivem e são a virtude do pecado e do corpo e do espírito. Ao se casar com Francisco, ela percebe que tornou sua posse e sua educação era a leitura e escrita com fins domestico. 

Os cristão-novos (Ximeno Dias) são de origem judaica ou islâmica (mouros) que migraram para Portugal durante o sec. XV, por causa de sua expulsão da Espanha. Depois do casamento de D.Manuel i e Isabel de Aragão foram convertidos a fé católica, de maneira forçada em terreno português (ocultaram seus costumes e ritos). Deixa claro no filme o processo de aculturação dos nativos presente no coral ao cantar em galego-português.

Espero que você aproveite sua visita 😊

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.