06 novembro 2021

Estudo dirigido - A educação como setor

 

 

  • Explicite o papel das classes médias e dos militares no processo de setorização da educação

Parafraseando o discurso de posse de Castelo Branco (...) o das tradições e princípios morais e políticos que refletem a alma brasileira." Impactou diretamente na ideologia vigente, a escola serviu como um grande instrumento de doutrinação, com a implementação de políticas educacionais restringindo o diálogo entre professores, alunos e comunidade.

Na visão dos militares, era necessário o progresso com a expansão econômica na área industrial, era essencial que houvesse uma vinculação entre os interesses econômicos com o ensino educacional. Então com a Teoria Capital Humano, o indivíduo teria que conquistar, por meio de valores econômico, e suprir a demanda do mercado, tratando assim a educação como uma mercadoria que atendesse as necessidades do sistema produtivo para manutenção e crescimento do capital.

Demonstrou concretizar um ideal de progresso aos anseios da elite dominante, que vem se fixando na educação. Essa transformação pela falta de planejamento trouxe problemas no ensino obrigatório, atrapalhando no exame de admissão; incluindo as disciplinas de formação moral e cívica. Por outro lado, a urbanização ampliou o desejo da classe média de ver seu filho sendo doutor, tornando uma questão nacionalista, e a democratização desse ensino era fundamental, e os movimentos de resistência cresceram, por causa da recessão dos estudantes. A classe média sempre reivindica e luta pelo direito de obter credenciais para entrar no ensino superior, e ao direito de trabalho.

Emergindo com poder econômico e sem direitos políticos diante das ações contra de intervir na implementação de leis, resultado de uma repressão das demandas da sociedade média. Marcada pela cobrança do ensino universal, saindo às ruas. Em 1969, o decreto lei 477, ampliou as punições meio escolar,significou a opressão de toda comunidade escolar de se rebelar contra o estado por educação. Os moviementos nacionalista em prol ao direito de permanencia na escola, o movimento estudantil de 1968, protestava para ampliacao de vagas; melhores condiçoes de ensino; em defesa das liberdades democraticas e por justiça social.

Neste cenário, a defesa por escola pública de qualidade, que é a única instituição que pode transformar a sociedade, por isso a classe média enfrentou grande obstáculo para ver seu filho no ensino superior, principalmente pela continuidade na educação. 


Terminado por hoje, gostaria de agradecer á todos os seguidores deste lado!!

Quero trazer cada vez mais posts com conteúdos diferente,e gostava de vos falar coisas de motivação Já saíram novos posts no blog! ~yoo :)
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.
emerge © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.